SITE ADAPTATION DA RADIAÇÃO GLOBAL HORIZONTAL PARA ESTAÇÕES SOLARIMÉTRICAS NA ARGENTINA E NO BRASIL

Autores

  • Diego Rodrigues de Miranda UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Renan Soares Siqueira Costa UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Olga de Castro Vilela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Alexandre Carlos Araújo da Costa UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Germán Ariel Salazar Universidad Nacional de Salta, Grupo de Estudio y Evaluación de la Radiación Solar (GEERS - INENCO – CONICET)
  • Alex Coutinho Pereira Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)
  • Eduardo Boudoux Jatoba Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)
  • Alcides Codeceira Neto Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)
  • José Bione de Melo Filho Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)

DOI:

https://doi.org/10.59627/rbens.2022v13i1.376

Resumo

Estimar a radiação solar incidente sobre certa localidade durante vários anos é necessário para o desenvolvimento de projetos fotovoltaicos e heliotérmicos de geração centralizada. Neste trabalho, técnicas estáticas de regressão linear múltipla, redes neurais do tipo multilayer perceptron e quantile mapping são empregadas para ajustar séries de irradiância global horizontal (GHI) de longo prazo, utilizando medições em terra, procedimento conhecido como site adaptation. São utilizadas duas estações solarimétricas, uma na cidade de Petrolina, no Nordeste do Brasil, e outra na província de Salta, no sítio de El Rosal, Argentina, como estudos de caso. Dados da Copernicus Atmosphere Monitoring Service (CAMS) e do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF) são empregadas como variáveis regressoras nos modelos estatísticos. São testadas duas diferentes divisões dos dados em calibração (80% das amostras) e teste/operação (20% das amostras), uma delas realizando uma randomização temporal dos dados e a outra mantendo a componente temporal. Os resultados mostram que o site adaptation consegue melhores estatísticos para a estação de El Rosal (24,28% de nRMSD, -5,18% de nMBE e 1,00 de STDRatio), do que o modelo de referência da CAMS para GHI (34,67% de nRMSD, 19,28% de nMBE e 0,95 de STDRatio), enquanto que para a estação de Petrolina, os resultados obtidos (21,66% de nRMSD, 0,51% de nMBE e 0,92 de STDRatio) conseguiram resultados similares aos do modelo da CAMS (22,22% de nRMSD, 4,84% de nMBE e 0,98 de STDRatio); todos os estatísticos apresentados acima são para a divisão dos dados que mantém a componente temporal. Tanto para a estação de Petrolina quanto para El Rosal, os resultados obtidos com a divisão com randomização dos dados são mais acurados do que a que mantém a componente temporal.

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

Rodrigues de Miranda, D. ., Soares Siqueira Costa, R., de Castro Vilela, O., Carlos Araújo da Costa, A. ., Ariel Salazar, G., Coutinho Pereira, A., Boudoux Jatoba, E. ., Codeceira Neto , A. ., & Bione de Melo Filho, J. . (2023). SITE ADAPTATION DA RADIAÇÃO GLOBAL HORIZONTAL PARA ESTAÇÕES SOLARIMÉTRICAS NA ARGENTINA E NO BRASIL. Revista Brasileira De Energia Solar, 13(1), 1–10. https://doi.org/10.59627/rbens.2022v13i1.376